quinta-feira, 17 de março de 2011

Egito Antigo - Chanti e Kalasiris


A roupa egípcia - parte 1

Acima, minha fanart de um dos mais lindos vestidos de Nefretiri
(leia-se Rainha Nefertari, esposa de Ramses),
personagens de Os 10 Mandamentos, vivida por Anne Baxter

A roupa egípcia pouco mudou em seus 3000 anos de Imperio, e isso pode ser claramente visto nas diversas manifestações artisticas que existem até hoje de todos os periodos do Egito Antigo.


Akhenaton, Nefertiti e suas filhas saldando o sol



O chanti, o saiote masculino, e o kalasiris, a tunica longa unissex, são as peças de roupa que melhor descrevem a moda egípcia na antiguidade.

Kalasiris
Papiro com a rainha Nefertari usando um kalasiris com capa transparente
e a deusa Isis usando um kalasiris justo multicolorido.

Era uma tunica longa usada por cima do chanti para os homens, e por cima de uma tanga para as mulheres, amarrada com uma faixa ou um cinto na cintura. Os kalasiris femininos geralmente não cobriam os seios, que ficavam à mostra mesmo, e eram feitos de linho muito fino e transparente, dando a impressão de estarem quase nuas.

A diferença de comprimento também variava de acordo com o sexo. Os masculinos geralmente íam até os joelhos, e os femininos até os tornozelos. Os kalasiris poderiam ser de diversos modelos, e poderiam ser adornados com cintos coloridos, e usados uma capa curta, muito fina e transparente, que cobriam graciosamente os seios.

Chanti

Era uma espécie de "saia" amarrada na cintura, presa com um cinto, geralmente usada sobre uma tanga ou com um triangulo protegendo as genitais.
Mulheres não usavam chanti, essa era uma peça de roupa exclusivamente masculina.
A única mulher de quem se tem noticia de ter usado um chanti foi a Rainha Hatshepsut, que assumiu toda a vestimenta do faraó para se afirmar como única governante do Egito.

Tutankhamon usando um chanti e Ankhesenamon usando um kalasiris
Novo Império

Kalasiris masculino usado pelo faraó Seti I, entre Ramsés II que usa um chanti,
e Nefertari, usando um kalasiris feminino.
Os 10 Mandamentos

Nenhum comentário: