quinta-feira, 17 de março de 2011

à moda egípcia


O Egito on the line

Rainha Nefertari Meritmut, esposa de Ramsés II



O Egito é uma das civilizações mais antigas da história. E história a gente pode tomar como base a partir de que se inventou a escrita, porque mesmo que tenham existidos inumeras civilizações antes disso, elas não fazem parte da historia justamente pela ausencia de escrita, portanto fazem parte da pré-história.

A escrita surge no Egito por volta de 3150 a.C. junto com a primeira dinastia. Mas não pense que os egipcios brotaram do chão nessa data não! Na verdade, esse povo ja estava por lá há alguns milhares de anos, dividos entre os egípcios do norte e egipcios do sul, mas só apartir dessa data é que temos registros sobre eles.

Mas vamos às roupas...

kalasiris trançado como rede de pesca do Antigo Imperio

A roupa egípcia é uma das que menos sofreu alterações durante os 3000 anos de sua historia na antiguidade. Basicamente ela se divide entre poucas peças de roupas como o chanti, o kalasiris, sandalias e alguns tipos de toucados. Claro que haviam as diferenciações sociais, já que o Egito era uma nação rigidamente dividida em castas, quanto mais alta a classe social, mais fino e transparente era o tecido.

No inicio, os homens usavam apenas uma tanga, muito parecida com as dos cretences, e mais tarde foram introduzidos o chanti e o kalasiris, que permaneceram por toda a sua historia. As vestimentas egípcias só começaram a sofrer mudanças significativas durante o periodo ptolomaico, 300 anos de governo greco-macedonico, e romano.


Nenhum comentário: