sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Romeu e Julieta de Franco Zeffirelli - parte 2


Fuxicando o guarda roupa de Julieta Capuleto

Bem, não tem como negar que o figurino usado por Olivia Russey é o mais bonito do filme!
O primeiro vestido que Julieta usa no filme, o vermelho, é um dos melhores exemplos de roupa do seculo XV do cinema. A cintura alta, o decote em “V”, a saia ampla e volumosa e os detalhes em perolas e pedrarias são as principais caracteristicas da roupa feminina dessa época. As mangas desse vestidos também são uma caracteristica forte do século XV, que datam a transição da idade media pro renascimento, o periodo que pode ser chamado tanto de gótico tardio quanto de pré-renascentista, ou de renascimento italiano. Essas mangas eram soltas, e podiam ser usadas em vestidos diferentes através de amarrações, por isso que aparece esse tecido bufante por baixo, que nada mais é que a camisola que se usava por baixo do vestido meio que “puxadinha” entre as frestas do vestido pra dar esse efeito manga fofa.
Julieta, ao contrario das outras moças da festa, não está tão enfeitada e cheia de joias, isso porque, apesar de já estar em idade de casar (ela estava pra completar 14 anos), os pais ainda a consideram uma menina, então ela não usa os chapeus absurdamente enfeitados das outras nobres do salão, pelo contrario, usa uma trança entrelaçada com uma fita dourada e um gorrinho também dourado todo bordado com pérolas pra complementar.
E sabem o gorrinho/chapeuzinho que ela usa com essa roupa? Pois é, se chama gorro julieta, porque será, né? =P


O vestido da cena da sacada deveria ser um dos diversos vestidos que deviam estar por baixo desse primeiro vestido vermelho (sim, se usava mais de um vestido ao mesmo tempo, as vezes se usavam umas 4 ou 5 camadas de tecido sobre a camisola), porque a cena se passa poucos minutos após ela deixar a festa, quando Romeo, antes de sair da propriedade dos Capuletos, pula o muro pra ir vê-la. Esse vestido, apesar de não ser uma camisola, com certeza é um vestido debaixo, tem menos volume que os vestidos do resto do filme, e está sem mangas, sinal de que ela não estava arrumada, totalmente vestida, mas muito provavelmente se preparando pra dormir. Mas com certeza não é uma camisola, pois é um vestido que tem bordados dourados e é feito num tecido acetinado.


O vestido camponesa que ela usa pra esperar a resposta da ama sobre o casamento, também segue a linha do vestido vermelho: Um corpete com mangas avulsas e a camisola aparecendo por baixo e a saia de cintura alta, caindo ampla até os pés. A diferença é que esse vestido é um vestido para ser usado durante o dia, com tecido menos nobre que os tecidos para a noite, e sem tantos enfeites. O gorrinho que ela usa e o avental também passam a ideia de um traje para o dia, para ser usado no jardim ou em algum trabalho domestico. Não que Julieta, sendo nobre, fosse dar uma de Cinderela, mas as mulheres medievais das altas classes costumam tecer e bordar em casa para passar o tempo, algumas estudavam musica, e outras raramente liam ou escreviam algo, embora esse ultimo fosse o que mais fizesse sujeira de todos os trabalhos femininos citados para justificar um avental. Mas é bem provavel que o avental de Julieta fosse apenas para colher flores mesmo.


O vestido do casamento é tão absurdamente amplo que caberiam umas 3 ou 4 Julietas dentro dele, mas era um modelo muito usado no fim da idade media, principalmente na Italia, aonde se passa a historia de Romeu e Julieta. Essas mangas em forma de sino que caem abaixo da cintura são incrivelmente góticas! E quando digo gótico, não estou me referindo à essa visão atual de que gótico é um estilo meio vitoriano-vampiresco aonde se abusa do preto até na maquiagem. O verdadeiro gótico, esse da idade media, era muito colorido e enfeitado, com muitas jóias tanto no corpo quanto na roupa e principalmente nos cabelos. Pra completar o look gotico classico total só faltou o hennin, aquele chapeu pontudo de contos de fadas!
Mas voltando ao vestido de casamento da Julieta. Bem, da pra ver que o tecido é uma especie de lã grossa e pesada, muito volumosa, num modelo de mangas amplas e gola alta, que mostra pouquissimo do corpo. Esse traje era pra ser usado na Igreja. Um traje para o dia, mas ao mesmo tempo uma roupa luxuosa, principalmente pela cor, que é um branco azulado. Tecidos alvejados eram artigo nobre, e o azul um dos corantes mais caros na época e só quem era muito bem de vida poderia ter trajes claros e azulados. Até o véu super delicado que ela usa é azulado! E esse volume todo do vestido era simbolo de status, afinal, só quem tinha muita grana que poderia usar tanto tecido num único traje. Naquela época, tecido era caríssimo, um dos principais artigos de luxo.


O vestido verde escuro também é um vestido para sair de casa durante o dia, não tão ornamentado e volumoso quanto o do casamento, pois Julieta está de luto, mas da pra ver que é um vestido bem trabalhado feito num tecido nobre como o veludo! E a propria cor verde mostra que ela pertence a nobreza, pois assim como o azul, o verde era um cor usada apenas pelos ricos aristocratas. Cores luminosas eram um diferencial enorme como forma de identificação entre ricos e pobres. Aos pobres restavam as cores apagadas, geralmente em tons de terra, pois os corantes eram de qualidade inferior e bem mais baratos.


O ultimo vestido que a Julieta usa, muito provavelmente seria o vestido do seu casamento com Paris. É um vestido todo entrelaçado com fios dourados dando um brilho quase da realeza ao tecido. Tanto na parte dourada fosca, quanto na parte rosada dá pra ver minusculas perolas bordadas em grande parte do vestido. Até o vestido debaixo, que está no lugar da camisola, segue o padrão de fios dourados na trama. Julieta também usa um 'gorrinho julieta' dourado também bordado de mini pérolas. Super produzida! Mas é um fato que as pessoas medievais eram sepultadas com suas melhores roupas para que chegassem ao paraíso em grande estilo, rsrs


Mas nem só do belissimo figurino de Julieta é feito o filme, né?

No proximo post falarei dos trajes usados pela aristocracia veronense, recheado de fotinhos da exposição do figurino do filme que rolou há um tempo atras. Não perca!

;)

3 comentários:

Erika Berto disse...

Realmente é muito lindo! Queria poder usa-los =/

Mara Sop disse...

Oi, Erika!
Procure um grupo revivalista na sua cidade e veja quando eles tem evento, e mate sua vontade de se vestir de Julieta :D
beijocas

Unknown disse...

Quantas roupas foi usada pra fazer o figurino da História?