domingo, 13 de março de 2011

Historia da Moda em Pupe-Art


Pupe Art através da Historia

Eu tenho feito fanarts de trajes de época em "pupes", uma bonequinha virtual muito popular entre blogueiras, e tenho postado algumas no meu tumblr.
Caso você não conheça o termo fanart, basta traduzir literalmente para a arte do fã. E eu, totalmente viciada e apaixonada pelo site Poupée Girl, acabo pegando a bonequinha como minha manequim para os mais diferentes trajes historicos.

Entre trajes tipicos de determinados periodos ou civilizações, personalidades historicas ou personagens de filmes dos quais eu me apaixono pelo figurino, eu posso citar Ana Bolena e sua filha Elizabeth I, Maria Antonieta, Imperatriz Josephine, a Rainha Victoria e Sissi, a Imperatriz. Grandes mulheres que não apenas influenciaram a moda, mas também a historia mundial.

Mas voltando às minhas fanarts, uma das minhas mais novas é da Imperatriz Lucilla, personagem do filme Gladiador, que tem um dos figurinos mais lindos que eu já vi. Aliás, não é atoa que o filme faturou o oscar de melhor figurino entre outras categorias da Academia.


Lucilla realmente existiu. Era filha do Imperador Marco Aurelio e irmã do Imperador Commodus e esposa do co-governante de seu pai, Lucius Verus, mas não teve nenhum afair com um general romano que virou gladiador.

Tal como mostra o filme, salvo as licenças poéticas, Lucilla realmente conspirou contra o irmão caçula, Commodus, e acabou banida na Ilha de Capri, junto com sua unica filha sobrevivente do casamento com Lucius e mais 2 comparças, e claro que acabaram sendo executadas não muito tempo depois.

No texto da wikipedia que fala sobre ela em portugues, da pra ter uma ideia vaga de quem foi Lucilla, mas honestamente, eu prefiro os textos em ingles da wikipedia, que na minha opinião, além de mais confiaveis, são bem mais completos e detalhados.

De qualquer forma, pretendo fazer fanarts de pupes de todos os periodos da historia da moda e ir postando aqui para ilustrar cada materia.



Caso você queira conhecer, ou até mesmo adicionar a minha pupe, sinta-se à vontade. Novas amizades são sempre bem vindas!


XD


by mara sop


3 comentários:

Mara Sop disse...

Thanks!

I'm trying to make a good fashion history blog in portuguese language.
I'm really glad with an admirer who's speak english, not portuguese!

XD

Marcelo Oliveira disse...

Muito interesante seu blog. Mas acho que talvez tenha cometido uma troca quando disse na foto do filme "os dez mandamentos" que o faraó sentado seria Ramsés e o jovem em pé o principe Seti.Na verdade o faraó do exodo foi Ramsés II, filho de séti I e neto de Ramsés I.

Mara Sop disse...

Oi, Marcelo!
Que bom que está gostando do blog.

Mas então, o faraó sentado é Seti I (Sir Cedric Hardwicke) sim, do lado esquerdo dele está Ramsés II (Yul Brynner) em pé, ao lado de Moisés (Charlton Heston), e do lado direito está Nefertari, no filme Nefretiri (Anne Baxter).

Como o filme se passa entre o final do reinado de Seti I e reinado de Ramsés II, o faraó Ramsés I não chega a aparecer.

Talvez a maneira como descrevi a foto não tenha ficado tão clara assim ;)