quarta-feira, 1 de junho de 2011

Cleopatras, Cleopatras e mais Cleopatras...



As Cleopatras



Nos últimos dias eu resolvi ressucitar meu blog ptolomaico e colocar no ar alguns dos diversos posts que estava planejando há tempos.

Comecei com uma série de 6 posts falando sobre diversas Cleopatras, da dinastia ptolomaica ou não, além da famosa Cleo, a VII! Até porque, a grande maioria das pessoas não tem a menor noção de que existiram mais de uma Cleopatra, ainda mais dentro da familia da própria Cleo.

Lá tem várias curiosidades, e é um preparatório pra série de posts da proxima semana, aonde postarei uma misserie em 8 capitulos super rara, que passei anos procurando e finalmente achei no youtube com uma qualidade bem legal.

ligação entre as dinastias seleucida e ptolomaica
ambas helenicas reinando sobre a Africa e Ásia


A minissérie, não por acaso, se chama "As Cleopatras", e é uma produção da BBC britânica de 1983. Apesar de se tratar da história da familia da Cleo, a Dinastia Ptolomaica, a série começa já quase na metade da historia dessa familia, começando com Cleopatra II, esposa de Ptolomeu IV e Ptolomeu VIII, e conta de forma escandalosa, a trajetória das mulheres ptolomaicas chamadas Cleopatra (quase todas apartir de então) até a morte de Cleo VII e a anexação do Egito por Otávio. E apesar de ser bem resumida, por contar cerca de um século de história em apenas 8 capitulos de 50 minutos cada, é bem completa, e não deixa de fora ninguem desta dinastia, como costumam fazer as outras produções cinematograficas!

Ptolomeu VIII e Cleopatra III vestidos como faraós nativos do Egito

O interessante é notar que os figurinos do filme entram no clichê hollydwoodiano de retratar os egípcios desse periodo como se fossem egípcios do Novo Império Egípcio, de 1000 anos antes da dinastia. Esse é um erro tão comum quanto dizer que Cleopatra era negra somente por ter nascido na África, demonstrando a superficialidade do conhecimento sobre o Egito Antigo como um todo. Mas deixe-me explicar melhor aonde quero chegar, rsrs...

Leonor Varela: uma Cleopatra de origem grega
Cleopatra, produção de 1999 inspirada na obra
As Memórias de Cleopatra de Margaret George


Após a conquista macedônica, de Alexandre o Grande, o Egito passou por uma especie de reforma cultural nunca antes vista no país, ele passou a se helenizar aos poucos. E mesmo que grande parte do país ainda mantivesse suas tradições milenares, foram introduzidas novas tradições, novos deuses, uma nova cultura no Egito.

O Egito helenizado de Cleopatra VII de As Memórias de Cleopatra

Os Ptolomeus, a familia da Cleo, reinou durante esse periodo helenico do Egito, e a capital deles era Alexandria, uma das cidades mais gregas fora da Grecia. Durante toda a dinastia, os Ptolomeus não deixaram de lado sua cultura pra absorver a egípcia, eles adaptaram algumas coisas, claro, mas não deixaram nem um minuto de serem gregos. Ainda falavam grego, adoravam os deuses gregos, e se vestiam como gregos! Portanto, os trajes tipicamente egípcios usados nessa minisserie são totalmente fora da época em que se passa a historia. Cleopatra VII pode ter usado alguns trajes egípcios, afinal, ela foi a única de sua dinastia a realmente abraçar a herança egípcia, aprendendo inclusive a falar o kemita, idioma nativo do Egito, enquanto o resto de sua familia só falava o grego. Mas é pouquissimo provavel que raspasse a cabeça, usasse perucas estilo núbio, e se vestisse como as rainhas do Novo Império, como Nefertiti, Hatshepsut ou Nefertari... Mesmo os criados se vestiam como gregos, e na minisserie, as criadas usam vestidos que deixam os seios à mostra como se ainda estivessem antes do ano 1000 a.C! Mas mesmo com essas incongruencias, ainda super vale a pena ver a série!

dançarinas egípcias tal qual no Novo Império

Apesar de todos os videos estarem em inglês, eu coloquei um resuminho em português pra que todos possam se situar na historia e saber quem é quem nessa confusa familia aonde quase todo mundo se chamava Ptolomeu, Cleopatra, Berenice e Arsinoe. Então acompanhem os posts dessa semana no Ptolomaieia!

Espero que gostem!

Nenhum comentário: