sábado, 30 de julho de 2011

Romeu e Julieta de Franco Zeffirelli - parte 1


Mais um pouquinho de Romeu e Julieta no cinema


Bem, eu já falei da primeira das 3 mais famosas versões de Romeu e Julieta no post passado, então agora vamos falar sobre uma versão que eu assisti, e portanto, posso falar mais e melhor sobre ela, né?

A versão de Romeu e Julieta é de babar de tão bem feita. Aliás, tinha que ser, né? Afinal, Franco Zeffirelli é um dos mais importantes cineastas da historia, e o titulo é super merecido, pois o cara fez um filme mais lindo que o outro!

Nessa versão, os atores que interpretaram Romeu e Julieta, ao contrario da versão de 1936, eram realmente adolescentes! Leonard Whiting tinha 17 anos, e Olivia Russey tinha 15, apenas 1 ano mais velhos que seus respectivos personagens. A empatia do casal foi tanta que eles chegaram a namorar durante as filmagens.

Zeffirelli disse que escolheu atores adolescentes e pouco experientes pra que pudesse captar a essencia da idade do casal da historia e dar mais veracidade ao filme, e realmente ele conseguiu, porque Julieta não poderia ser mais meiga e doce do que Olivia Russey fez com que ela fosse, e Romeu não poderia ser mais romantico e impulsivo do que Leonard o fez ser.

O filme usa fielmente os dialogos de Shakespeare, e tem uma produção fantastica com cenarios e figurinos que retratam perfeitamente o periodo em que se passa a historia, além de dar uma excelente noção de como eram os usos e costumes do século XV. Aliás, eu recomendo esse filme, que não foi atoa que ganhou o oscar de melhor figurino, como uma das melhores referencias cinematograficas sobre a moda gótica-medieval/pré-renascentista para quem curte historia da moda.


Se você ainda não viu, ou já viu e quer ver de novo, dá pra baixar o filme legendado e com excelente qualidade aqui, além de poder ver os screencaps do filme neste outro link aqui !

O figurino desse filme é tão tudo de bom que merece um post à parte pra falar sobre ele, então não perca o proximo post!

;)

Nenhum comentário: