quinta-feira, 23 de abril de 2015

O romantismo está no ar




My Helstone Girl


Margaret Hale (Daniela Denby-Ashe) é a personagem principal do romance "Margaret Hale/Norte e Sul" de Elizabeth Gaskell, que rendeu a excelente minisserie da BBC, North and South. 
Ela é uma jovem moça de Helstone, uma cidade do sul, que se muda para Milton no norte da Inglaterra, aonde ela conhece Mr. Thorton, dono de uma das fábricas da região. Ela logo de cara antipatiza com ele, apesar dele se sentir enfeitiçado por ela. Algo meio Elizabeth e Darcy, sabe?

Margaret é uma personagem criada como um desafio ao estereótipo da mulher do século XIX. Ela é forte, determinada e decidida, além de muito bonita! O que fica bem óbvio nos trechinhos abaixo:


“Margaret não pode melhorar sua aparência, mas seu seu lábio levemente curvado, envolto em seu queixo arrebitado, a maneira como mantinha erguida sua cabeça, seus movimentos, cheios de uma leve provocação feminina, sempre dando a impressão de altivez.”

“Ela sentou-se em frente a ele [Mr Thornton] voltada para a luz; sua beleza encontrou os olhos dele; seu pescoço branco, longo e flexivel completando sua figura ágil; seus lábios, se movendo lentamente enquanto ela falava, o olhar sereno sem quebrar o aspecto frio e altivo de seu rosto sem nenhuma adorável alteração; seus olhos, com seu brilho suave, indo de encontro à quieta liberdade de homem solteiro dele.”


O livro foi lançado em pleno romantismo, um movimento cultural mais centrado no indivíduo, trabalhando seus sentimentos e seus dramas pessoais de maneira mais intimista. 

Momento Wikipedia:

"Inicialmente apenas uma atitude, um estado de espírito, o romantismo toma mais tarde a forma de um movimento, e o espírito romântico passa a designar toda uma visão de mundo centrada no indivíduo. Os autores românticos voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano, amores trágicos, ideais utópicos e desejos de escapismo. Se o século XVIII foi marcado pela objetividade, pelo iluminismo e pela razão, o início do século XIX seria marcado pelo lirismo, pela subjetividade, pela emoção e pelo eu."

A editora Pedrazul lançou Margaret Hale/Norte e Sul esse ano numa edição lindíssima que super vale à pena ter, espercialmente se você for fã de Elizabeth Gaskell. E não, não estou ganhando nada nem fazendo propaganda do livro, apenas indicando porque realmente os livros dessa editora são artigos de colecionador de tão bem feitas! 


'Bora comentar o traje...
Bem, eu queria um vestido para representar a década de 1850, achei que esse era perfeito, pois ele tem diversos elementos da moda da época, como o decote canoa todo decorado com rendinhas, lacinhos e babadinhos mostrando um pouco dos ombros, as mangas curtas e a saia dupla com barra trabalhada com recortes, bastante volumosa, armadas com crinolina (aquela "gaiolinha" de metal usada para armar as saias, sabe?) e várias anáguas. 


Acredito que o vestido da personagem tenha sido um pouco inspirado no vestido verde do centro dessa pintura, da Marquesa de Montebelo, uma das damas de companhia da Imperatriz Eugenie de Montijo.


Quando vi a minisserie, me apaixonei por esse vestido, então eu precisava fazê-lo de qualquer jeito! Margaret usa esse vestido para um jantar na casa de Thorton, e na época, os trajes para jantar eram quase um traje de baile, muito diferentes dos recatados vestidos para o dia.


Nem preciso dizer que super recomendo a minissérie, né? ;)



c. 1855


Nenhum comentário: