sexta-feira, 12 de abril de 2019

Plágio do nosso blog!


Recentemente descobri que tive meus artigos e artes descaradamente roubados e sendo usadas por um site sem a minha autorização. E semana passada um amigo me avisou que viu uma das minhas bonequinhas sendo vendida no Etsy também sem o meu conhecimento (já foi resolvido direto com o Etsy). Já estou tomando as medidas legais pra resolver a situação.

Print de um dos meu artigos no site moda.hi7.co

Eu identifiquei mais de 40 artigos meus que o responsável pelo site moda.hi7.co clonou daqui do blog, isso sem contar os de outros blogs e sites, também sobre história, que também copiaram como se fossem de propriedade desse site. Muitos dos meus artigos tem inclusive a minha assinatura no final. E pasmem, copiaram até mesmo artigos de memes, e opiniões pessoais que fogem do assunto central do nosso blog. 

Tudo isso é muito chato e muito injusto, mas infelizmente muito mais comum do que gostaríamos, pois as pessoas continuam achando que se está na internet, qualquer um pode pegar e usar como bem quiser. Mas tudo que está na internet, seja texto, desenho, fotografia, ou seja o que for, foi feito por uma pessoa, e essa pessoa detém os direitos autorais dessa coisa em questão.

Todos os meus artigos são feitos após muita pesquisa e 20 anos de estudos e dedicação ao assunto do blog, minhas bonequinhas fazem parte de um projeto que desenvolvo desde 1998 ilustrando todos os estilos de história da moda até os dias atuais. São mais de 600 bonequinhas prontas, e muitas mais por vir, que eu desejo dividir com vocês, falando um pouco sobre cada uma delas. Esse é o meu trabalho que eu disponibilizo gratuitamente aqui no fashion:on:line.

Por isso aproveito para pedir a vocês que se encontrarem meus artigos ou minhas bonequinhas sendo usadas em outros locais da internet, especialmente com fins comerciais, que por favor me avisem!

Se você é autor e também está passando por uma situação parecida, esse artigo aqui pode ajudar a lhe dar um norte.

Plágio é crime e é um golpe muito forte para um artista ou autor.


Obrigada pela atenção a esse meu desabafo!

by mara sop

Nenhum comentário: