segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Bem vindos à Sevenwaters


Idade das Trevas, folclore irlandês, magia e Contos de Fadas



Dessa vez não vou falar muito sobre moda, mas mais sobre uma história fantástica! A saga da família de Sevenwaters da Juliet Marillier, que é uma das minhas favoritas ever!

A história se passa na Irlanda da Idade das Trevas, especificamente no século IX, quando o cristianismo já tomou conta da Europa, mas ali, naquela floresta mágica, ainda reina a antiga religião celta.

Os quatro primeiros livros da série que já foram lançados no Brasil


O primeiro livro, "Filha da Floresta", conta a história de Sorcha, a filha caçula, e única menina, dos 7 filhos de um sétimo filho. Lord Colum, o pai de Sorcha, é um grande líder, mas amargurado pela perda de seu grande amor, que morreu quando sua filha nasceu, e por isso, ele não é muito próximo dos filhos. A vida é relativamente tranquila para Sorcha, que apesar de ter apenas 12 anos, é uma hábil curandeira, muito respeitada pelo povo de Sevenwaters. Seus irmãos estão sendo treinados pra serem guerreiros, e mesmo com a constante ameaça de guerra entre irlandeses e bretões pela posse das Ilhas Sagradas, existe uma certa rotina pacífica em família. Mas tudo muda quando o pai de Sorcha se casa com uma jovem que se revela ser uma grande feiticeira. Lady Oonagh, querendo se livrar dos filhos do primeiro casamento do marido, lança um feitiço e transforma os irmãos em cisnes, e somente Sorcha consegue escapar. 

Lady Oonagh transformando os rapazes em cisnes. Arte de dunechampion


Agora, para reverter a maldição, ela precisará tecer e costurar 6 camisas de fibra de estrela d'água, uma planta cheia de espinhos que machucam suas mãos e dificultam o trabalho, sem poder emitir um único som e contar sua história pra ninguém. Após meses de difuculdades, vivendo sozinha numa caverna, a vida de Sorcha sofre um revés e ela é resgatada de se afogar por Hugh de Harrowlfield, um bretão parente dos inimigos de seu pai. E mesmo sem saber quem é essa estranha jovem que insisti em ferir a si mesma numa tarefa totalmente sem sentido, ele resolve ajuda-la e protegê-la.

A princesa e os Cisnes


A história, apesar de se passar dentro do universo celta irlandês, é uma adaptação do conto de fadas alemão "A Princesa e os Cisnes". E a adaptação é tão perfeita que é impossível não pensar que a história de Sorcha originou o conto de fadas.



O segundo livro conta a história de Liadan, filha de Sorcha, que após o casamento de sua irmã, resolve acompanhá-la em parte do caminho e acaba sequestrada pelo bando do temível Homem Pintado. A princípio ela se revolta, mas vê que está ali para salvar uma vida, e durante um curto espaço de tempo aonde cuida de um homem doente, ela acaba conhecendo melhor aqueles terríveis guerreiros tão odiados pelo povo dela. Após voltar para casa, ela recebe a missão dos Seres da Floresta, para nunca deixar Sevenwaters, mas se vê dividida entre as ordens dos seres da floresta e o seu coração, que não deixa que ela se esqueça do homem que o roubou. 

Apesar de não ser inspirada num conto de fadas, essa, assim como as histórias dos outros livros, é baseada em lendas irlandesas lindas! Muitas dessas lendas são contadas dentro do livro e estão intimamente ligadas à história dos personagens. E esse segundo livro, é considerado por muitos leitores como o melhor da série (embora o meu favorito ainda seja Filha da Floresta)!

Arte de suishou de "Manuscript of Cuchulainn"
uma das principais lendas contadas dentro do livro.


O terceiro livro conta a história da neta de Sorcha, Fainne. Uma jovem que foi criada isolada do mundo, recebendo um treinamento desde a mais tenra infância, para dominar a magia. Fainne é uma jovem de grande poder, mas sem experiência de vida, e um tanto ingênua, sendo facilmente manipulada pela feiticeira má que odeia sua família. Chantageada, ela é mandada numa missão para destruir Sevenwaters, e terá que decidir entre a vida do pai, a única família que conhece, e a de uma família que só descobriu ter agora e que não lhe significa nada senão dor, sem saber exatamente no que está se metendo.

Fainne é a personagem mais controversa. Tem horas que a amamos, outras a odiamos com todas as forças, mas é impossível não se ligar à ela, se sentir em sua pele e viver os seus dilemas!

Filha da Profecia é um livro épico, e encerra o arco da primeira trilogia com a importante Batalha pelas Ilhas.

Arte de EmberRoseArt



Herdeiro de Sevenwaters abre a segunda trilogia, escrita mais de 10 anos após o encerramento da primeira. O livro foi lançado esse ano, e os fãs brasileiros esperavam ansiosamente por ele, e olha, não decepcionou nem um pouco!

Esta é a história de outra neta de Sorcha, Clodagh, filha de Lord Sean, chefe de Sevenwaters. Após muitos anos esperando por um filho, e após 6 filhas mulheres, o casal Lord Sean e Lady Aisling finalmente esperam pelo herdeiro. Mas a gravidez é de alto risco devido à idade de Lady Aisling, então enquanto a mãe padece dessa gravidez perigosa, Clodagh assume seu lugar como dona da casa, feliz em poder cuidar de tudo tão perfeitamente exatamente como sua mãe fazia. Mas a chegada do bebê não trás riscos apenas para a vida de sua mãe, mas também desestabiliza alianças políticas com a insegurança causada pela sucessão, que antes estava definida para que seu primo Johnny herdasse Sevenwaters. É nesse contexto que ela conhece os amigos Cathal e Aidan. Mas enquanto Aidan é alegre, envolvente e tem muito em comum com ela, Cathal é puro sarcasmo, um homem muito misterioso com uma aura de perigo ao seu redor.

Após o nascimento do pequeno Finbar, o bebê é sequestrado, e trocado por um changeling, um boneco feito de galhos, mas vivo. Um bebê do outro mundo. Mas apenas Clodagh consegue ver o bebê, o resto de sua família vê apenas uma brincadeira de mal gosto. Sem conseguir convencer a família que precisa ir ao Outro Mundo para fazer a troca, ela foge com o bebê numa jornada perigosa, e só tem como companhia o misterioso Cathal, que mesmo sabendo que ela não gosta e não confia nele, jura protegê-la contra todos os perigos dos seres mágicos.

Arte de avalache-d5rpaj4


A história é simplesmente de tirar o fôlego! Linda demais!!!
Clodagh é uma dessas heroínas por quem nos apaixonamos. Doce, meiga, cheia de compaixão, mas ao mesmo tempo forte e determinada, digna de ser neta de Sorcha e sobrinha de Liadan. Realmente, Juliet Marillier não decepciona! Tudo que leio dela eu amo!!! E haja lenço pra enxugar os rios de lágrimas enquanto fazemos a viagem junto com Clodagh e Cathal. E haja ressaca literária!

Vidente de Sevenwaters (Seer of Sevenwaters), Twixt Firelight and Water (o conto)
e Chama de Sevenwaters (Flame of Sevenwaters) que ainda não foram publicados no Brasil.


Vidente de Sevenwaters e Chama de Sevenwaters ainda não foram lançados no Brasil, mas serão, provavelmente em 2016 e 2017. O conto extra, Twixt Firelight and Water (Entre as Labaredas e a Água), que se passa entre os livros 5 e 6, provavelmente não será lançado por aqui. O que é uma pena, já que ele responde perguntas importantes lançadas nos livros anteriores. Mas não custa ter esperança, né? Quem sabe a Editora Butterfly não se anima a lança-lo também! Sonhar não custa nada!!! rsrsrs

Assim como Herdeiro de Sevenwaters, os dois últimos livros também contam as histórias das filhas de Lord Sean. Vidente de Sevenwaters conta a história de Sibeal, uma garota sábia que está em treinamento para ser druidisa, mas numa viagem à ilha de Inis Eala, ela participa de um resgate a dois náufragos que muda sua vida por completo. Twixt Firelight and Water conta a história de Fiacha, o corvo que aparece a partir do livro 2 e é peça fundamental na história. E Chama de Sevenwaters é sobre Maeve, que carrega as marcas de um incêndio e passa 10 anos fora das terras de sua família, mas que agora está de volta, e prestes a desempenhar um papel chave na salvação de Sevenwaters. As 3 histórias prometem muito!!! 

Bem, já deu pra perceber o quanto eu sou fissurada nessa série, né? Mas tão fissurada que desenhei todas as mulheres da família de Sevenwaters. Mas já aviso à quem for analisar a árvore mais de perto: CONTÉM SPOILERS!

Arvore genealógica da familia de Sevenwaters até o fim do livro Chama de Sevenwaters

E para os fãs dessa série, indico também "A Dança da Floresta" e "O Segredo de Cybele", também da Juliet Marillier, mas que contam a história de outra família de irmãs e são igualmente FAN-TÁS-TI-COS! Não vejo a hora de ler outros livros dessa autora!



by mara sop


10 comentários:

Webmaster disse...

Excelente resenha! Nas férias vou ler "O herdeiro de Sevenwaters", depois de ler seus elogios...

Unknown disse...

Como não amar os livros da Juliet?!
Ela é minha autora favorita, a que consegue me encantar a cada página, a que me deixa pensando nos seus livros por dias e dias após finalizar a leitura, a que faz me sentir parte da história, e amar seus personagens como se eu realmente os conhecesse, principalmente as personagens femininas, sempre fortes e corajosas.
O universo de Sevenwaters é rico, carregado de magia e encantamento, só li o primeiro livro, mas me apaixonei perdidamente pela trama.
Desejo de coração que a Juliet seja cada vez mais conhecida no nosso país, é uma autora maravilhosa em vários aspectos, uma pessoa incrível, e muito atenciosa com seus leitores.
Estou na torcida para que suas obras ganhem mais visibilidade no Brasil e, no que depender de mim, divulgação não vai faltar.
Beijos!

Unknown disse...

Como não amar os livros da Juliet?!
Ela é minha autora favorita, a que consegue me encantar a cada página, a que me deixa pensando nos seus livros por dias e dias após finalizar a leitura, a que faz me sentir parte da história, e amar seus personagens como se eu realmente os conhecesse, principalmente as personagens femininas, sempre fortes e corajosas.
O universo de Sevenwaters é rico, carregado de magia e encantamento, só li o primeiro livro, mas me apaixonei perdidamente pela trama.
Desejo de coração que a Juliet seja cada vez mais conhecida no nosso país, é uma autora maravilhosa em vários aspectos, uma pessoa incrível, e muito atenciosa com seus leitores.
Estou na torcida para que suas obras ganhem mais visibilidade no Brasil e, no que depender de mim, divulgação não vai faltar.
Beijos!

Aline Motta disse...

Eu amo essa coleção e amei sua postagem!! Não sabia que tinha esse conto, mas tenho que dar um jeito de ler!! Tão bom encontrar outros fãs da Coleção, estou aguardando ansiosa a chegada dos outros dois livros que comprei, e estou lendo O Herdeiro de Sevenwaters!! Vou seguir seu blog!

Aline Motta disse...

Eu amo essa coleção e amei sua postagem!! Não sabia que tinha esse conto, mas tenho que dar um jeito de ler!! Tão bom encontrar outros fãs da Coleção, estou aguardando ansiosa a chegada dos outros dois livros que comprei, e estou lendo O Herdeiro de Sevenwaters!! Vou seguir seu blog!

Unknown disse...

Olá! amei tudo na sua resenha sobre os livros!
Simplesmente adoreeei a árvore genealógica muito bem construida, e as bonequinhas representado as personagens, são muito parecidas com as descrições feitas nos livros!

Amo de paixão os livros da autora (sou obcecada na verdade, rs) e tenho até vontade de só ler os livros dela, desde que a conheci! Mas infelizmente aqui no Brasil só temos os 4 primeiros livros de Sevenwaters publicados, além do Dança da Floresta e o Segredo de Cybele (quais eu também já li e amei!) E a Butterfly, apesar de já ter comprado os direitos dos livros 5 e 6, está demorando demaaais para poder lança-los. Já estamos em 2018 e até hoje nada e eu não aguento mais esperar! Se tivesse dinheiro para isso, já teria comprado o livro da Vidente importado de Portugal.

Já tinha lido os 4 primeiros volumes de Sevenwaters há uns anos atrás e peguei para reler os 3 primeiros esses dias atrás, pois estava sentindo muita falta de ler alguma coisa da autora. Parei no terceiro, pois queria esperar para reler o livro do Herdeiro somente quando a Butterfly lançasse pelo menos o livro da Vidente por aqui, mas pelo jeito, não vão lançar tão cedo.


## ALERTA de SPOILER para Aqueles que ainda não leram os 3 primeiros livros de Sevenwaters!

Meus livros preferidos de Sevenwaters (pelo menos até agora, já que ainda não li os livros 5 e 6) são: o Filha da Floresta e o Filha da Profecia, não consigo fazer uma hierarquia entre esses dois. rsrs Amo os dois de paixão!
Mas quanto as personagens, me identifico fortemente com a Fainne. Ela é a personagem com a qual mais me liguei emocionalmente, apesar de eu também ter me ligado bastante a Sorcha, existe uma conexão especial entre mim e a Fainne. rsrs Acho que deve ser por ela ser mais reclusa, timida e não conseguir expressar os próprios sentimentos. Eu entendia todos os motivos da Fainne ter feito o que fez e agido como agiu, mas eu realmente não conseguia suportar todas as vezes que ela rejeitava o Darragh! Rsrs... Mas felizmente deu tudo certo para eles no final! Êêêê!!! Imagina a minha felicidade! (apesar de sentir que o final feliz deles foi meio breve) rsrs

Quando terminei o Filha da Profecia, fiquei em ressaca literária por dias! (principalmente por causa da morte de Finbar, pois também me sentia muito ligada a ele! Ele era meu personagem masculino mais querido, seguido do Darragh). Quando terminei a trilogia, não queria mais voltar a viver a minha rotina normalmente. Queria continuar lá, dentro dos livros! E olha que eu já tinha lido-os tempos atrás! Agora é que a ressaca esta passando. rsrs ##


Mas eu queria muito poder ler todos os outros livros da autora! Preciso muito aprender inglês, pois só assim acho que vou conseguir, já que não tenho expectativas de que os outros livros da Juliet sejam lançados aqui no Brasil, onde poucas pessoas conhecem suas obras.

Não sabia sobre os contos extras e já fiquei doida para poder lê-los também! rs (Mais um motivo para aprender inglês.)
Por sinal, queria perguntar se você chegou a ler os livros 5, 6 e os contos extras? Pois estava pensando em tentar lê-los em inglês assim mesmo. Porém meu inglês não chega nem ao intermediário, e queria saber se alguém com um inglês praticamente básico conseguiria ler os livros da autora sem ter muitos problemas, já que a escrita dela é fluida e de fácil compreensão, pelo menos em português.


OBS: Espero não ter sido muito exagerada, mas realmente fiquei muito empolgada com a sua resenha, e por ter acabado de ler os livros, precisava compartilhar meus sentimentos sobre eles com alguém que também é apaixonada pelas incríveis obras da Juliet! Desculpe o textão. rsrs

Abraços.

Erika C. Thayla disse...

Oi amiga eu tenho o todos da trilogia de sevenwaters se vc quiser envio também amo essa autora e ontem falei com ela 😍

Erika C. Thayla disse...

Todos tão na versão em português. Tenho também outros livros dela me chama no zapp 91991805927

Cristiane disse...

Simplesmente apaixonada pela saga!! Juliet nos faz amar, odiar e de repente amar de novo os personagens!! Tipo assim: de ler e ficar depois pensando, refletindo e até sonhando com o que leu!! Já li os três primeiros e agora ansiosa por ler o Herdeiro de Sevenwaters! Ainda não encontrei os últimos dois para comprar! Alguém tem uma indicação?

Mara Sop disse...

Estou emocionada com os comentários lindos e apaixonados de vocês!
Eu sou muito apaixonada pela escrita da Juliet, e estou sempre levantando a bandeira pra que as editoras tragam seus livros restantes pro Brasil!

Tenho um grupo no face só pra falar da série, quem quiser participar é só se juntar no https://www.facebook.com/groups/SevenwatersBrasil/

Beijocas